5 de julho de 2017

Dica de Série/ abordando tema sério/ para reflexão

Olá pessoas vocês estão bem? Esperamos que sim,

Não sei como está o clima ai na cidade de vocês mas aqui em Brasília o frio chegou com força,dia após dia vai ficando mais frio,pra dormir ou curti preguiça é maravilhoso mas pra levantar cedo e ir trabalhar está complicado mas como ainda não somos ricos temos que ir a luta não é? rsrs.

Pois bem hoje venho falar com vocês sobre um assunto que poucos gostam de falar mas que é muito sério e que ganhou ainda mais força alguns meses atrás após o lançamento da série americana Thirteen reasons why pela Netflix,o suicídio.


(13 Reasons Why Google imagens)
Acredito que muitos de vocês já leram o livro ou assistiram a série,caso você seja uma dessas pessoas que não acompanha séries ou que se interessa por livro desse tipo, tanto o livro quanto a série contam:
"A história de Hannah Baker,uma jovem aparentemente normal mas que depois de passar por algumas situações difíceis, decide tirar a própria vida deixando todos em choque,em seguida seu amigo Clay recebe uma caixa onde a mesma deixou 13 fitas gravadas contando os motivos que a levaram a cometer tal ato."
                                                  

Falando da série em si,acredito que houve sim uma enorme dramatização em torno do assunto mas ao mesmo tempo foi necessário e sem dúvidas é uma boa série, pois tem elementos que prende você,a cada episódio,você já está ansioso pelo próximo,vale a pena assistir,fica a dica.

Agora voltando a falar do assunto principal,fomos pesquisar a respeito e os números não são nada legais.Segundo os últimos dados informados pela OMS(Organização Mundial da Saúde) o número de pessoas que cometem suicídio no mundo todos os anos chega perto da incrível marca de um milhão,tenso não é? Os números volta e meia sofrem algumas alterações mas sempre ficam nessa faixa,o Brasil ocupa a 8° posição em números de suicídios no mundo,este só não faz mais vítimas por aqui do que a violência provocada por armas de fogo e os crimes de trânsito,uma triste realidade e esse fato geralmente ocorre com pessoas entre 14 e 29 anos.


Quando lemos informações como essas,surgem alguns questionamentos do tipo,porque será que as pessoas fazem isso? Será que elas não percebem o mal que estão fazendo para si mesmo? Porque elas não procuraram ajuda? E por ai vai,mas a verdade é que uma pessoa com “tendência suicida” vamos colocar assim,não vai sair por ai gritando que deseja se matar,geralmente vai acontecendo aos poucos e diversos fatores contribuem para isso,alguns conseguem lidar com a situação e procuram sim ajuda mas a grande maioria prefere esconder,acham podem controlar a situação mas dai quando abrem os olhos e enxergam a realidade de fato,a pessoa percebe que já não pode mais controlar e acaba entrando de cabeça nessa ideia.

Você que esta lendo essa postagem com toda certeza conhece alguém que já tentou ou conheceu alguém que infelizmente conseguiu tirar sua vida,ou então já deve ter escutado histórias a respeito,e o que nos chama atenção é que na maioria dos casos de suicídio o que mais choca as pessoas é o fato de saber que quem comete,aparenta sempre estar tudo bem,tudo na boa,quando na verdade ela está mergulhada em um mal que pouco a pouco vai consumindo ela até chegar no limite.

Esse estudo da OMS que citamos no início trouxe também um dado preocupante,dos diversos países que existem hoje(aproximadamente 193 ou mais) apenas 28 afirmaram ter algum tipo de prevenção contra o suicídio,complicado não é? Talvez alguns de vocês devem estar se perguntando,ta bom mais porque falar disso agora? Porque dia após dia pessoas estão desistindo de seus sonhos,pessoas em sua maioria jovens e você pode achar que se trata apenas de pessoas que estão longe(sim pode ser) mas na maioria das vezes elas estão ao seu lado,trabalham com você,frequentam o mesmo cinema que você,faz quase as mesmas coisas que você e muitas vezes você e nem ninguém sabe o que ela enfrenta e quais pensamentos passam em sua mente porque é sempre mais cômodo cuidar primeiramente dos nossos interesses,do que nos faz bem.

Sempre que vocês tiverem a chance de ajudar alguém que esteja passando por essa situação,ajude,seja amigável,escute o que a pessoa tem a dizer,tenham paciência,não julgue,através de um simples diálogo vocês podem mudar a vida de alguém.Já existem também algumas iniciativas voltadas para ajudar pessoas que estejam passando por isso,uma delas é o Centro de Valorização da Vida (CVV) onde voluntários estão prontos para prestar atendimento 24h todos os dias via e-mail,chat,Skype ou apenas ligando para o número 141. Seja alguém diferenciado,não se esconda,faça sua parte,ajude a salvar uma vida,ame o seu próximo como você se ama,pense nisso.

Por hoje é isso pessoas,que Deus continue abençoando cada um de vocês,desde já agradecemos sua visita,deixem ai nos comentários sugestões,elogios,criticas,opiniões pra gente seguir melhorando sempre forte abraço e até a próxima.


7 comentários:

  1. Nossa, sim! Infelizmente conheço muita gente que já tentou se matar, meio triste mas real. E é muito preocupante a maioria dos países não terem uma política pública em relação à isso. O que piora tudo é que quando alguém se mata as pessoas ainda a julgam como se fosse fácil... A pessoa ali não vê mais solução e isso tem que ser levado em conta. Enfim, adorei a reflexão.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto verdade td que vc falou Carla,obrigado pela visita e por expressar sua opinião,volte sempre,abraço,,

      Excluir
  2. Série pertinente e importante. Admiro o pessoal do CVV. Eles ajudam muito. Mas a gente também pode ajudar com conversa e compreensão.
    Bom final de semana!

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd sempre podemos ajudar de alguma forma,obrigado pela visita Emerson,volte sempre,abraço,,

      Excluir
  3. Eu não assisti a série,porém,o assunto em questão é bastante preocupante e requer uma atenção especial de todos nós.
    Obrigada por visitar e seguir o meu blog,parabéns pelo blog de vocês e já me tornei seguidora.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e pela visita Rafa,volte sempre,abraço,,

      Excluir
  4. Tenho ouvido falar muito da série. É importante falar destes assuntos.
    1 milhão por ano é muito. Se todos os anos 1 milhão de pessoas se suicidasse em Portugal, em cerca de 10 anos não ficava ninguém no país... Assustador!

    Infelizmente há pouco tempo soube de alguém que conheci em tempos, e que se suicidou. A pessoa em questão já tinha tentado antes. Depois esteve estável, mas era como se pairasse sempre ali a probabilidade de voltar a tentar. E infelizmente voltou. Muitas pressões, muitas coisas. Já não a via há muito tempo, soube do ato fatídico por terceiros.

    Entretanto tenho sabido de outras pessoas, nada jovens, que também já tentaram suicidar-se. A vida que nos é apresentada é pesada demais.

    ResponderExcluir

Olá pessoal!

Registre sua passadinha por aqui, deixe seu comentário de incentivo...

Deixem suas mensagens e opiniões.

Qualquer coisa me gritem no e-mail: mayrlla_lorrane@hotmail.com